Instruções para abertura de processo online
- Preencher os dados solicitados;
- Anexar os documentos referente ao tipo de solicitação;Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Cópia da RRT e/ou ART do(s) responsável(eis) técnicos(s) pela execução do serviço, devidamente assinado (proprietário/possuidor e responsável técnico), acompanhado do comprovante de pagamento;
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
Documentos Extras:
Planta demonstrando a área demolida (para os casos de demolição parcial) e
Arquivo digital do projeto, obrigatório para demolições parciais, em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);;
No caso do requerente ser o possuidor deverá anexar autorização expressa do proprietário quanto ao serviço de demolição;
Plano de demolição e anuência dos vizinhos (para edificações em áreas confinadas e que apresentam riscos às edificações vizinhas).
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia dos registros dos imóveis e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote(s) contendo a matrícula do lote, a situação atual e a situação pretendida, o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, ruas, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico (inserir edificações quando houver);
04 (quatro) vias do memorial descritivo contendo a matrícula do lote e a situação atual e pretendida, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
01 Cópia da consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (verificar legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Instruções para abertura de processo online
Documentos Obrigatórios:
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
Cópia da Análise Prévia emitida pela Secretaria competente;
Licença de Instalação Ambiental emitida pelo Órgão competente;
05 (cinco) vias dos projetos urbanísticos, contendo cada via:
Planta de situação da gleba, contendo a malha viária do entorno e as vias principais de acesso, em acordo com a base cartográfica georreferenciada do município;
Curvas de nível de metro em metro;
A localização das vertentes, cursos d’água, canais, valas, bacias de drenagem naturais, linhas de transmissão de alta-tensão, aquedutos, dutovias e ferrovias;
Indicar as áreas não edificáveis de rodovias, ferrovias ou linhas de transmissão de alta-tensão e áreas de preservação permanente (APP), quando houver;
A subdivisão das quadras em lotes e áreas públicas, com as respectivas dimensões e enumeração;
O sistema de vias com as respectivas hierarquias;
As dimensões lineares e angulares ou projeto, com raios de curvaturas, arcos e ângulos centrais das vias;
Os perfis transversais de todas as vias de circulação e canteiros;
A indicação dos marcos de alinhamento e nivelamento localizados nos ângulos de curvas e vias projetadas;
Quadro de áreas, com descrição de lotes e áreas públicas, contendo os percentuais e dimensões em metro quadrado.
03 (três) vias do projeto de sinalização viária, contendo cada via:
Definições de hierarquia;
Perfis transversais;
Raios de curvatura mínimo;
Dimensões dos ângulos centrais das vias;
Sinalização vertical e horizontal.
05 (cinco) vias do memorial descritivo do projeto urbanístico impresso e encadernado, contendo cada via:
Descrição sucinta do loteamento com suas características, localização, número de quadras e lotes;
A nomenclatura do Loteamento deve ser a mesma do projeto urbanístico;
Quadro de áreas compatível com projeto urbanístico, contendo também a quantidade de lotes;
Descrição de todas as áreas públicas e dos lotes com localização, tipo de uso a que se destina, áreas, limites e dimensões lineares e angulares;
Conter claramente a indicação das áreas verdes e institucionais, com as respectivas coordenadas geográficas, que passarão ao domínio do município no ato do registro do loteamento;
Planilha orçamentária das obras de infraestrutura.
3 (três) vias do projeto geométrico, de drenagem, terraplanagem e pavimentação, com memorial justificativo também em 3 (três) vias, devidamente aprovados pelo órgão municipal competente;
Projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário devidamente aprovados pela concessionária de serviço público competente, acompanhados de atestado de viabilidade;
Projeto de distribuição de energia elétrica em redes de alta e baixa tensão, inclusive iluminação pública, devidamente aprovados pela concessionária de serviço público competente, acompanhados de atestado de viabilidade;
03 (três) vias do memorial descritivo, impresso e encadernado, dos projetos complementares;
Projeto de prevenção contra incêndio, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros;
Anuência prévia do Órgão competente Estadual (DER) sempre que houver projeto as margens das rodovias estaduais;
RRT e/ou ART de projeto e execução dos Projetos Urbanístico e Complementares do(s) responsável (eis) técnico (s) assinado pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
- Cópia da Escritura ou Registro do imóvel;
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, projeto de reforma e/ou ampliação contendo a legenda construir/demolir e a indicação de áreas, existente (conforme o registro geral), reformada e ampliada no carimbo, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
Consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (conforme legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND)
Cópia dos registros dos imóveis e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote(s) contendo a matrícula dos lotes, a situação atual e a situação pretendida, o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, ruas, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico (inserir edificações quando houver);
04 (quatro) vias do memorial descritivo contendo a matrícula dos lotes e a situação atual e pretendida, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT
- Certidão de Uso e Ocupação do Solo concedida para o imóvel (se houver).
- Registro Geral do Imóvel com Certidão de Ônus Reais expedida em até 60 dias.
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (CND) refrente ao imóvel.
- Comprovante de pagamento da taxa municipal referente ao processo.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Cópia da RRT e/ou ART do(s) responsável(eis) técnicos(s) pela execução do serviço, devidamente assinado (proprietário/possuidor e responsável técnico), acompanhado do comprovante de pagamento;
Certificado de Destinação Final dos Resíduos - CDF, gerado pelo Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas - SGORS.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia da escritura do imóvel autenticada ou registro do imóvel/certidão de ônus atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote contendo o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, confrontantes (nome/ CPF), rua, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
04 (quatro) vias do memorial descritivo indicando os confrontantes (frente, fundo, lado direito e lado esquerdo), área total, dimensões e coordenadas geográficas, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
01 (uma) via da carta de anuência de cada confrontante descrevendo a medida confrontante e atestando que não houve invasão no seu imóvel (as cartas devem ter firma reconhecida);
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
- Certidão de Uso e Ocupação do Solo concedida para o imóvel (se houver).
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (CND) refrente ao imóvel.
- Registro do Imóvel/ Contrato de Compra e Venda/ Escritura do Imóvel ou qualquer outro documento que comprove a posse do imóvel.
- Projeto de arquitetura (anteprojeto ou executivo) em conformidade com a legislação vigente.
- Comprovante de pagamento da taxa municipal referente ao processo.
- Requerimento assinado pelo proprietário ou representante para abertura do processo.
- Projeto urbanístico com levantamento planimétrico georreferenciado, planta de situação, áreas públicas e vias, raio de curvatura das esquinas, cotas, etc. Caso se trate de Loteamento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documentos Obrigatórios:
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
Alvará de Licença (quando houver);
Projeto aprovado (quando houver);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico (quando não houver projeto aprovado);
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Certificado de Destinação Final dos Resíduos - CDF, gerado pelo Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas - SGORS.
COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE ISS
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
Licença ambiental (verificar legislação específica).
PARA EDIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS ANTERIOR À VIGÊNCIA DO CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA
Apresentar levantamento arquitetônico, com sua devida ART/RRT;
Apresentar Laudo Técnico com as condições de habitabilidade do imóvel, com sua devida ART/RRT;
Documento que comprove o tempo de construção.
Este processo consiste na emissão de autorização da transitação de veículos automotores de propaganda
Este processo consiste na emissão de autorização da transitação de veículos automotores de propaganda Pessoa Física
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
01 Cópia da consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (verificar legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário;
Declaração de conclusão de obra emitida pelos responsáveis técnicos;
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel do loteamento e das áreas públicas doadas ao Poder Público;
Termo de recebimento das obras de abastecimento de água, saneamento e rede elétrica das concessionárias (CASAL, EQUATORIAL)
Declaração e recebimento da iluminação pública;
Declaração de viabilidade da coleta de lixo;
Documentos extras:
Licença Ambiental de Operação para os casos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Quando houver alteração de projeto na execução da obra o interessado deverá apresentar o USBILT, estando sujeito a aprovação da Secretaria Responsável
Documento que identifique a localização do imóvel (registro do imóvel ou levantamento georreferenciado com ART ou RRT);
Requerimento contendo a descrição detalhada do uso pretendido;
Documento que informe a atividade pretendida de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
DOCUMENTOS OPCIONAIS:
Para Loteamentos o levantamento georreferenciado é obrigatório (item 3);
Fotos do local e entorno
Anteprojeto e/ou croqui