Instruções para abertura de processo online
- Preencher os dados solicitados;
- Anexar os documentos referente ao tipo de solicitação;Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Cópia da RRT e/ou ART do(s) responsável(eis) técnicos(s) pela execução do serviço, devidamente assinado (proprietário/possuidor e responsável técnico), acompanhado do comprovante de pagamento;
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
Documentos Extras:
Planta demonstrando a área demolida (para os casos de demolição parcial) e
Arquivo digital do projeto, obrigatório para demolições parciais, em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);;
No caso do requerente ser o possuidor deverá anexar autorização expressa do proprietário quanto ao serviço de demolição;
Plano de demolição e anuência dos vizinhos (para edificações em áreas confinadas e que apresentam riscos às edificações vizinhas).
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia dos registros dos imóveis e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote(s) contendo a matrícula do lote, a situação atual e a situação pretendida, o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, ruas, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico (inserir edificações quando houver);
04 (quatro) vias do memorial descritivo contendo a matrícula do lote e a situação atual e pretendida, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
01 Cópia da consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (verificar legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Instruções para abertura de processo online
Documentos Obrigatórios:
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
Cópia da Análise Prévia emitida pela Secretaria competente;
Licença de Instalação Ambiental emitida pelo Órgão competente;
05 (cinco) vias dos projetos urbanísticos, contendo cada via:
Planta de situação da gleba, contendo a malha viária do entorno e as vias principais de acesso, em acordo com a base cartográfica georreferenciada do município;
Curvas de nível de metro em metro;
A localização das vertentes, cursos d’água, canais, valas, bacias de drenagem naturais, linhas de transmissão de alta-tensão, aquedutos, dutovias e ferrovias;
Indicar as áreas não edificáveis de rodovias, ferrovias ou linhas de transmissão de alta-tensão e áreas de preservação permanente (APP), quando houver;
A subdivisão das quadras em lotes e áreas públicas, com as respectivas dimensões e enumeração;
O sistema de vias com as respectivas hierarquias;
As dimensões lineares e angulares ou projeto, com raios de curvaturas, arcos e ângulos centrais das vias;
Os perfis transversais de todas as vias de circulação e canteiros;
A indicação dos marcos de alinhamento e nivelamento localizados nos ângulos de curvas e vias projetadas;
Quadro de áreas, com descrição de lotes e áreas públicas, contendo os percentuais e dimensões em metro quadrado.
03 (três) vias do projeto de sinalização viária, contendo cada via:
Definições de hierarquia;
Perfis transversais;
Raios de curvatura mínimo;
Dimensões dos ângulos centrais das vias;
Sinalização vertical e horizontal.
05 (cinco) vias do memorial descritivo do projeto urbanístico impresso e encadernado, contendo cada via:
Descrição sucinta do loteamento com suas características, localização, número de quadras e lotes;
A nomenclatura do Loteamento deve ser a mesma do projeto urbanístico;
Quadro de áreas compatível com projeto urbanístico, contendo também a quantidade de lotes;
Descrição de todas as áreas públicas e dos lotes com localização, tipo de uso a que se destina, áreas, limites e dimensões lineares e angulares;
Conter claramente a indicação das áreas verdes e institucionais, com as respectivas coordenadas geográficas, que passarão ao domínio do município no ato do registro do loteamento;
Planilha orçamentária das obras de infraestrutura.
3 (três) vias do projeto geométrico, de drenagem, terraplanagem e pavimentação, com memorial justificativo também em 3 (três) vias, devidamente aprovados pelo órgão municipal competente;
Projeto de abastecimento de água e esgotamento sanitário devidamente aprovados pela concessionária de serviço público competente, acompanhados de atestado de viabilidade;
Projeto de distribuição de energia elétrica em redes de alta e baixa tensão, inclusive iluminação pública, devidamente aprovados pela concessionária de serviço público competente, acompanhados de atestado de viabilidade;
03 (três) vias do memorial descritivo, impresso e encadernado, dos projetos complementares;
Projeto de prevenção contra incêndio, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros;
Anuência prévia do Órgão competente Estadual (DER) sempre que houver projeto as margens das rodovias estaduais;
RRT e/ou ART de projeto e execução dos Projetos Urbanístico e Complementares do(s) responsável (eis) técnico (s) assinado pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
- Cópia da Escritura ou Registro do imóvel;
Este processo consiste na emissão de autorização da transitação de veículos automotores de propaganda
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, projeto de reforma e/ou ampliação contendo a legenda construir/demolir e a indicação de áreas, existente (conforme o registro geral), reformada e ampliada no carimbo, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
Consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (conforme legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND)
Cópia dos registros dos imóveis e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote(s) contendo a matrícula dos lotes, a situação atual e a situação pretendida, o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, ruas, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico (inserir edificações quando houver);
04 (quatro) vias do memorial descritivo contendo a matrícula dos lotes e a situação atual e pretendida, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT
- Certidão de Uso e Ocupação do Solo concedida para o imóvel (se houver).
- Registro Geral do Imóvel com Certidão de Ônus Reais expedida em até 60 dias.
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (CND) refrente ao imóvel.
- Comprovante de pagamento da taxa municipal referente ao processo.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Cópia da RRT e/ou ART do(s) responsável(eis) técnicos(s) pela execução do serviço, devidamente assinado (proprietário/possuidor e responsável técnico), acompanhado do comprovante de pagamento;
Certificado de Destinação Final dos Resíduos - CDF, gerado pelo Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas - SGORS.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia da escritura do imóvel autenticada ou registro do imóvel/certidão de ônus atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
04 (quatro) vias de planta da gleba/lote contendo o levantamento planimétrico georreferenciado com coordenadas geográficas nos vértices, confrontantes (nome/ CPF), rua, norte verdadeiro, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
04 (quatro) vias do memorial descritivo indicando os confrontantes (frente, fundo, lado direito e lado esquerdo), área total, dimensões e coordenadas geográficas, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
01 (uma) via da carta de anuência de cada confrontante descrevendo a medida confrontante e atestando que não houve invasão no seu imóvel (as cartas devem ter firma reconhecida);
RRT e/ou ART do (s) responsável (eis) técnico (s) assinadas pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007) e o memorial descritivo na extensão .DOC ou .ODT.
- Certidão de Uso e Ocupação do Solo concedida para o imóvel (se houver).
- Certidão Negativa de Débitos Municipais (CND) refrente ao imóvel.
- Registro do Imóvel/ Contrato de Compra e Venda/ Escritura do Imóvel ou qualquer outro documento que comprove a posse do imóvel.
- Projeto de arquitetura (anteprojeto ou executivo) em conformidade com a legislação vigente.
- Comprovante de pagamento da taxa municipal referente ao processo.
- Requerimento assinado pelo proprietário ou representante para abertura do processo.
- Projeto urbanístico com levantamento planimétrico georreferenciado, planta de situação, áreas públicas e vias, raio de curvatura das esquinas, cotas, etc. Caso se trate de Loteamento.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Documentos Obrigatórios:
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição);
Alvará de Licença (quando houver);
Projeto aprovado (quando houver);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico (quando não houver projeto aprovado);
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Certificado de Destinação Final dos Resíduos - CDF, gerado pelo Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas - SGORS.
COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE ISS
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
Licença ambiental (verificar legislação específica).
PARA EDIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS ANTERIOR À VIGÊNCIA DO CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA
Apresentar levantamento arquitetônico, com sua devida ART/RRT;
Apresentar Laudo Técnico com as condições de habitabilidade do imóvel, com sua devida ART/RRT;
Documento que comprove o tempo de construção.
Contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário.
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Registro do imóvel e certidão de ônus reais atualizada (Menos de 60 dias da expedição) E contrato de compra e venda ou contrato de locação autenticado (no caso de necessidade de comprovar posse);
Projeto Arquitetônico, contendo a representação de locação, situação, planta baixa, coberta, cortes esquemáticos, fachadas, Projeto de Acessibilidade (detalhamento da calçada), com as escalas e cotas numéricas definidas devidamente assinados pelo proprietário ou possuidor e responsável técnico de projeto e execução;
RRT e/ou ART de projeto arquitetônico e execução da obra devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Arquivo digital com projeto em formato .DWG (na versão compatível com o CAD 2007);
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC.
PARA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR E COMERCIAL/SERVIÇO, É NECESSÁRIO ANEXAR:
01 Cópia da consulta prévia e/ou uso e ocupação do solo (quando houver);
RRT’s e/ou ART’s de projeto e execução dos projetos complementares devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico;
Parecer Sanitário de aprovação do projeto básico de arquitetura emitido pela Vigilância Sanitária Municipal (no caso de estabelecimentos de Saúde);
Auto Simplificado do Corpo de Bombeiros (ASCB) ou Alvará de Construção do Corpo de Bombeiro (ACCB);
Licença Ambiental (verificar legislação específica);
Estudo de impacto de vizinhança, de acordo com o Plano Diretor Municipal de Arapiraca, Lei Nº 2424/2006, Art. 129.
Cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
Procuração com firma reconhecida se o requerente não for o proprietário;
Declaração de conclusão de obra emitida pelos responsáveis técnicos;
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
Certidão Negativa de Débitos Municipal (CND);
Cópia do registro do imóvel do loteamento e das áreas públicas doadas ao Poder Público;
Termo de recebimento das obras de abastecimento de água, saneamento e rede elétrica das concessionárias (CASAL, EQUATORIAL)
Declaração e recebimento da iluminação pública;
Declaração de viabilidade da coleta de lixo;
Documentos extras:
Licença Ambiental de Operação para os casos de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)
Quando houver alteração de projeto na execução da obra o interessado deverá apresentar o USBILT, estando sujeito a aprovação da Secretaria Responsável
Documento que identifique a localização do imóvel (registro do imóvel ou levantamento georreferenciado com ART ou RRT);
Requerimento contendo a descrição detalhada do uso pretendido;
Documento que informe a atividade pretendida de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);
Taxa de tributos municipais referente ao processo e comprovante de pagamento;
DOCUMENTOS OPCIONAIS:
Para Loteamentos o levantamento georreferenciado é obrigatório (item 3);
Fotos do local e entorno
Anteprojeto e/ou croqui